segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curso de Aperfeiçoamento: O atendimento a famílias no campo da Saúde Mental - De 1/3 a 28/6/2013

Olááá

Segue mais um indicação de curso de aperfeiçoamento. Todas as informações abaixo.

BOA SORTE!


Curso de Aperfeiçoamento: O atendimento a famílias no campo da Saúde Mental - De 1/3 a 28/6/2013ImprimirE-mail
Notícias - Eventos

1. Objetivo: O objetivo deste curso é o aprimoramento de profissionais do campo da Saúde Mental para o atendimento a famílias nas diversas instituições em que atuam - UBS, Ambulatórios, CAPS, Hospitais, CRAS e CREAS. Apresentará uma ampla diversidade de modalidades de atendimento a famílias, como o diagnóstico, a triagem, a terapia breve e de longa duração, visando oferecer ferramentas teóricas e técnicas necessárias para estes atendimentos.

2. Público alvo: destina-se a profissionais da rede pública de saúde e assistência social que lidam com famílias no cotidiano de suas práticas.
O público alvo será formado por profissionais que atuam no campo da Saúde Mental em instituições públicas - psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais etc. - e que realizam ou possam vir a realizar trabalhos terapêuticos com famílias. Além disso, os alunos que tiverem disponibilidade de horário poderão também estagiar no SEFAM, atendendo famílias e casais em nosso instituto e participando do grupo de supervisão de estagiários do serviço.

3. Metodologia: aulas expositivas e discussões de situações de trabalho apresentadas pelos alunos.

4. Temas abordados: O curso terá 15 aulas semanais de 3 horas de duração. Contará com 5 módulos, com 3 aulas cada, desenvolvidos por diferentes professores. Buscar-se-á um trabalho intensivo a partir dos casos atendidos pelos alunos e um diálogo orgânico entre teoria, técnica e experiências de trabalho, sempre levando em consideração os diferentes contextos institucionais. Trabalhando com 6 professores em 5 módulos diferentes, os alunos terão a oportunidade de escutar formas diversas de compreensão da família no campo psicoterapêutico.

5. Corpo docente: Belinda Mandelbaum; Guillermo Bigliani; Lea Bigliani; Luis Fernando de Oliveira Saraiva; Luiz Meyer e Marcelo Lábaki Agostinho.

6. Carga horária e duração do curso: 45 horas com duração de 4 meses, ministrado 6ª feira de manhã (das 9:00 horas às 12:00 horas). O curso contará com 3 horas semanais.

7. Início: 1º de março de 2013.
    Final:
 28 de junho de 2013.

8. Frequência mínima exigida: o aluno deverá comparecer a, no mínimo, 85% das aulas.

9. Critérios de aprovação: frequência.

10. Número de vagas: 40.

11. Requisitos: Poderão participar do curso profissionais que comprovadamente trabalhem em instituições públicas de Saúde e Assistência Social.

12. As inscrições serão feitas por email (  cursoslefam@usp.br), no qual deverá constar, anexado, a Ficha de Inscrição e o Curriculo
Baixe aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO e o MODELO DE CURRICULO a serem enviados para a seleção.

13. Período de inscrição para a seleção: 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013. Não serão aceitas inscrições antes ou depois destas datas.

14. Local de inscrição: Via email. Não serão aceitas inscrições presenciais.

15. Divulgação dos resultados: no dia 15 de fevereiro de 2013, a partir das 15 horas será divulgada no site do IPUSP a lista dos candidatos selecionados.

16. Certificados: Serão fornecidos certificados no final do curso para os alunos que tiverem a presença mínima exigida.

17. Número mínimo de participantes para a realização do curso: 20.

18. O curso é gratuito, haverá apenas o pagamento de uma taxa de inscrição, para os alunos selecionados, no valor de R$ 120,00.

19. Dúvidas podem ser encaminhadas por email para  sefam@usp.br, aos cuidados de Marcelo Lábaki Agostinho.

Coordenadora: Profa. Associada Belinda Mandelbaum

Vice Coordenadora:
 Profa. Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva

Organização:
 Marcelo Lábaki Agostinho

Local: Intituto de Psicologia da USP
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco B
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário