segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Continuando as dicas/orientações para Glaucia Rodrigues e demais colegas...

Pergunta: Antes de iniciar em qualquer área é importante fazer uma pós- graduação?

É importantíssimo SEMPRE estudar - dentro da realidade e possibilidade de cada um, claro.
...
Com o tempo, percebemos que a faculdade é o básico do básico do básico e para se aprofundar em um dado assunto de interesse é que se faz necessários aprofundamentos e/ou aperfeiçoamentos, e existem tantas opções, passando a ser uma questão de escolha, de pesquisa mas principalmente de identificação, acredito. (Veio-me uma ideia, agora....mas não vou contar ainda, aguardem :) ).

Na impossibilidade de especializações ou mestrados NESSE MOMENTO, participar de fóruns, bates papos, grupos de discussão, palestras, oficinas, cursos mesmo que gratuitos e, porque não?, do Café com Psicólogos (pra quem é de São Paulo) é um bom começo pois assim você se mantém atualizado. O Café com Psicólogos é um evento mensal voltados para colegas já formados ou estudantes de Psicologia, e um dos principais momentos é a troca: troca de informações, de conhecimentos, de curriculuns, de cartões de visita para fins de futuras parcerias.

Leituras complementares na área de interesse, leituras aquelas que não deu tempo durante a faculdade, montagem de grupos de estudos.... algumas ideias, rsrs. (Começo a me empolgar...). Existem centros culturais, bibliotecas como a da USP/SP, por exemplo, gratuita e fantástica, isto é, ótimos espaços para pesquisa ou mesmo somente leitura - isto é, não precisa comprar o livro se NESSE MOMENTO SE você não tem condições....

Por fim, não NECESSARIAMENTE, faz-se especialização mas, muito provavelmente, destacar-se-á quem puder fazer. E, mais uma vez, vai depender muito do que você trabalha, sua disponibilidade de tempo e financeira, vontade, área de atuação (trabalho) e área de interesse condizentes (tem gente que trabalha numa função diferente da formação, quero dizer) enfim, vários fatores a se levar em conta. É claro que quanto mais estudar, melhor em qualquer profissão!

Até o próximo.... (veio-me outra ideia... que também contarei só depois.... :)

Denise Cazotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário