segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A dor psiquica - parte 2

Oláá

Eu comecei a escrever sobre a dor psiquica e continuarei aqui...

Será que ela existe no âmbito empresarial?

Por incrivel que pareça, sim. E do mesmo jeito. Dentre outros motivos, por isso é que surgem os conflitos entre as equipes, pessoas das quais não gostamos de trabalhar e o motivo pode ter mais a ver comigo do que propriamente com a pessoa - chamamos isso de projeção, em Psicologia.

Em outras palavras: somos seres humanos em constante relação, portanto, sociais. Logo, o outro (seja quem for) sempre "provocará" em mim certas reações e eu nele(a). É reciproco. (Ressalto que não apenas nas empresas, acontece o tempo todo, o dia inteiro, todos os dias e lugares)

Entendamos esse "provocar". É mexer com conteudos meus (e eu com os deles(as)) que se não trabalhados, a dor psiquica se manifesta, ganha força: é um problema interpessoal aqui, é um problema de falta ali, atestado acola e, consequentemente, o afastamento e o absenteísmo alto. Quem paga por isso é a empresa. E isso é caro! 

Você conhece alguma empresa doente? Existe? Sim, porque seu(s) dono(s) o são. Uma empresa não funciona por meio das paredes, do seu patrimonio, dos seus ativos ou das cadeiras. Quem faz os relatorios, as apresentações, as seleções e os treinamentos, as projeções, as vendas, as cobranças são..... pessoas!

Pessoas estas gerenciadas por outras pessoas, que por sua vez, também têm como seu superior, pessoas.

Conheci uma empresa em que quase todos os funcionarios, literalmente, tinham depressão algum tempo depois trabalhando - principalmente os que atuavam diretamente com a diretoria - e ficavam afastados. À epoca uma dessas pessoas não ia havia dois anos fazendo tratamento - e achavam isso um absurdo!  

Era familiar e pequena. Num ótimo local, fisicamente falando, com um espaço incrivel MAS subutilizado. O pai como diretor comercial saía todos os dias, só ia para o escritório no fim da tarde, quando ia. A mãe quase não se via por lá mas "era gente boa e deixava e até estimulava o riso". O filho, unico, era o diretor administrativo. Ele ficava no andar de cima e observava a todos no andar de baixo por meio de câmeras. Se alguém se levantasse para ir à mesa de outra pessoa, ele ligava para essa segunda perguntando o que fulano estava fazendo em sua mesa.

Alegavam que por já terem sido assaltados mais de uma vez é que colocaram as câmeras e a empresa de segurança (FORTE para uma empresa pequena, diga-se de passagem).

Quer dizer, o diretor era o doente NESSE CASO. E acabava afetando seus colaboradores. O clima era super ultra mega pesado, assim que entravamos nela dava pra sentir.

NÃO ESTOU DIZENDO PARA AS EMPRESAS NÃO TEREM SEGURANÇA E CAMERAS E AFINS...  mas não deixar seu colaborador respirar, controlar o tempo de ida ao banheiro, não deixar tomar água ou café - tranquilamente -, não deixar rir.... é de se estranhar, concorda?

No caso em que alguem ria, segundo relatos, ele ligava perguntando qual era a piada e se não tinham o que fazer. SE não tivesse era pra subir que ele mesmo arrumava algo.

Quem aguenta trabalhar numa empresa assim sem se "contaminar"? Qualquer pessoa trabalha num lugar desses? NÃO. Se ela sente o clima pesado, se ela percebe a quase falta de palavras e de educação, sente a falta de olhar entre os colaboradores... e ela não quer isso pra ela, definitivamente não é candidato para essa empresa. Quem aguentava alegava extrema necessidade financeira e PÂNICO de ser mandada embora por isso se submetia.

O clima era tão pesado que algumas pessoas andavam curvadas - literalmente, de novo.

Pois é... espantado(a)? Foi isso o que eu quis dizer com "dor que grita mas quase ninguém ouve; dor que não doi; dor que dilacera... tudo o que falei no começo do texto.

E você, é feliz na empresa em que trabalha? Está contente com sua escolha ou passa o dia projetando e procurando falhas nos colegas? Se está bem, que otimo! Se não está............. a vida é muito curta pra viver dias ruins.

Até o proximo.

P.S.: decidi que vou escrever de vez em quando, seja que assunto for... aliás já tenho várias textos, só vou digitá-lo aqui. Mas diga o que acha, combinado?


Um comentário:

  1. Continue escrevendo! Muito interessante as matérias e gostosas de ler. Sou estudante de psicológia e nos seus textos tem dicas valiosas que só aprendemos na prática.

    ResponderExcluir